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Prof. Rodrigo Braga, Dr.Eng - UFSC 
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Formação:

Doutor em Engenharia Informática - FEUP - 2010/2

Mestre  em  Engenharia  Elétrica - PUCRS - 2001/1

Eng. de  Controle e Automação - PUCRS - 1998/2

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Detalhes sobre a Formação:

2006 - 2010

Doutorado em Engenharia Informática.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, Portugal
Título: Plataforma de desenvolvimento de cadeiras de rodas inteligentes
Orientador: Luis Paulo Gonçalves Reis
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Resumo:

Nos últimos anos, a quantidade de indivíduos idosos tem aumentado significativamente e pensa-se que o envelhecimento social é cada vez maior. Para muitos destes indivíduos, o envelhecimento traz consigo dificuldades na mobilidade, o que afecta sensivelmente a sua qualidade de vida e sua independência. Paralelamente, o aumento das actividades sociais voltadas para indivíduos com mobilidade reduzida, cada vez mais, revela a inadequação e a insuficiência funcional dos equipamentos actuais direccionados para este grupo de indivíduos, sobretudo, para aqueles com níveis mais elevados de necessidade. Outro problema que se revela neste contexto é a insuficiência de profissionais da saúde responsáveis por zelar e promover o bem-estar social a estes grupos de indivíduos.
Embora as dificuldades de mobilidade dos idosos e deficientes possam ser diminuídas com o uso de Cadeiras de Rodas tradicionais, manuais ou motorizadas, em alguns casos, a sua utilização de forma independente ainda é um desafio. O desenvolvimento de novas tecnologias, que proporcionem maior segurança e comodidade a estes indivíduos, é um problema científico (mobilizando cientistas de diversas áreas do conhecimento) e social (mobilizando políticos e empresários). Nos últimos anos, robôs móveis, autónomos, do tipo Cadeira de Rodas Inteligentes (CRIs) têm sido estudados e desenvolvidos para aplicações em hospitais ou em residências, com o objectivo de proporcionarem maior bem-estar e independência para indivíduos idosos e/ou indivíduos com mobilidade reduzida.
Este trabalho aborda o estudo, projecto e implementação de uma plataforma de desenvolvimento de CRI, que permita facilitar o desenvolvimento de sistemas sensoriais e de actuação, de novas metodologias de navegação e planeamento inteligente voltados para as CRI.
O trabalho propõe uma estrutura genérica e modular para o desenvolvimento de CRI baseada em Sistemas Multi-Agente (SMA). Relativamente ao SMA desenvolvido, destaca-se a aplicação dos conceitos de micro agente e macro agente. Assim, cada CRI representa um macro agente no SMA global, interagindo com outros agentes (outras CRI, Agente Porta,
Agente Assistente, entre outros). No entanto, internamente, cada CRI é um SMA formado pelo agrupamento de diversos módulos distribuídos em agentes autónomos – micro agentes.
A plataforma de comunicação de SMA para robôs móveis reais implementada baseia-se num conceito de cooperação entre os agentes para manter a organização do sistema de comunicação, reforçando a constante preocupação com aspectos de segurança crítica no sistema de comunicação.
Outro conceito proposto é a aplicação de interface multimodal, flexível, que permita uma interacção mais natural entre o utilizador e a CRI através de sequências de diferentes inputs do utilizador para comandar a cadeira.
O conceito de Realidade Mista aplicado ao simulador IntellWheels desenvolvido permite testar a CRI em ambientes mais complexos e próximos daqueles que os seus utilizadores enfrentarão no mundo real, de uma forma mais segura e económica. Outra utilização possível para a Realidade Mista é na reabilitação de pacientes. Esta característica distingue o simulador IntellWheels dos demais existentes, uma vez que a maioria dos simuladores aplicados a esta área não explora este conceito.
No decurso do trabalho foram desenvolvidos três protótipos reais revelando os aperfeiçoamentos da plataforma de hardware, bem como a melhoria do software de controlo e restantes módulos. Testes e experiências realizadas com o protótipo real de CRI e apresentados nesta tese permitiram validar a plataforma IntellWheels, tanto em termos do funcionamento integrado de seus módulos, bem como da sua integração com outras CRI e outros macro agentes. A análise dos resultados permite mostrar a aplicabilidade e eficácia da abordagem proposta e, consequentemente, da plataforma desenvolvida.

Fonte: Tese Dr. Rodrigo Braga - FEUP/PT

 

Maiores detalhes sobre este Projeto

 

 

1999 - 2001

Mestrado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Brasil
Título: Filtros Ativos, Híbridos de Potência
Orientador: Fausto Bastos Líbano
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Resumo:

 

 

1994 - 1998

Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Brasil

Título: Retrofiting de uma furadeira de bancada industrial

Orientador: Fausto Bastos Líbano

 

 

Currículo:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3491136050735605

 

 

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Este site foi actualizado pela última vez em 16/03/sex